Buscar

CASACOR SP 2019

No dia 25 de julho de 2019, pude conferir o que há de melhor no design de interiores, decoração, arquitetura e arte no Brasil.

A 33ª edição da CASACOR São Paulo trouxe como tema “Planeta Casa” com ambientes decorados (entre casas, lofts, lounges, salas, banheiros, estúdios e apartamentos).


O conceito foi criado na tendência do lar como universo particular de cada indivíduo, onde as mudanças e conexões surgem e transformam o entorno e a comunidade.


Dentre toda a variedade de materiais e ambientes, selecionei algumas tendências marcantes nos ambientes da feira.

COURO

O couro dá um ar rústico ao ambiente, trazendo muito aconchego. Tendência forte neste ano em diversos ambientes.


RIPADO

O Ripado é tendência forte, seja em madeira ou outro material.



ESTILO INDUSTRIAL

Este estilo teve origem em Nova York na década de 1970, onde boa parte da população residia em lofts, integrando os ambientes da casa e até mesmo o ambiente de trabalho. Além das paredes com tijolos e/ou concreto aparente, tubulações aparentes, o estilo atingiu o mobiliário com móveis minimalistas, estruturas metálicas, ângulos retos e madeira.



ESTILO RETRÔ E VINTAGE

Com grande influência das décadas de 50, 60 e 70, o retrô busca um estilo dinâmico e visualmente impactante. Algumas de suas particularidades são: Mobília mais baixa e alongada, linhas retas com ar de sofisticação, mobiliária com pernas longilíneas e pontiagudas, sofás compridos, poltronas arredondadas e pés cromados.

É fácil de confundir este estilo com o "VINTAGE". Enquanto o retrô trabalha com cores e materiais diferentes e pode fazer o uso de materiais contemporâneos utilizando formas clássicas, antigas, o vintage é a própria forma antiga, sem alterações e influências atuais.


ILUMINAÇÃO

O que sempre chama muito a atenção em ambientes internos é a iluminação. Bastante fita de led em armários, pendentes lineares, formas puras e cleans dão toda a sofisticação ao espaço.



AMBIENTES EXTERNOS

Além dos maravilhosos ambientes internos, as áreas externas também chamaram muito a atenção, trazendo acolhimento e aconchego. As lareiras ecológicas foras as grandes estrelas dos ambientes.



OUTRAS PARTICULARIDADES

Outros pontos que chamaram a atenção foi o Espaço DECA, uma escultura metálica de pássaros voando linda, além das palestras que tive a sorte, de no dia em que visitei a feira, poder presenciar uma palestra com o Arq. Paulo Mendes da Rocha, um senhor muito simpático, divertido e um dos maiores arquitetos do Brasil.




13 visualizações
logo insta branco.png

Marau | Bento | Serra Gaúcha | RS

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • Pinterest - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco